Acesso ao Caixa Tem com problemas? Saiba como liberar o aplicativo e acessar o seu saldo
O Caixa Tem é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso de milhões de brasileiros a serviços financeiros e sociais. Lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, ele se tornou essencial para a distribuição de benefícios como o Auxílio Emergencial, Bolsa Família e FGTS.
Entre os benefícios que podem ser recebidos no Caixa Tem estão o Bolsa Família, o Auxílio Brasil, o FGTS emergencial, o Seguro-Desemprego e outros pagamentos de caráter social ou emergencial. Após o depósito, o usuário pode utilizar o saldo para pagamentos de boletos, transferências via PIX, compras com cartão virtual ou até saques sem cartão em caixas eletrônicos.
Além de ser uma ferramenta prática, o Caixa Tem representa um avanço na digitalização do sistema financeiro público. Sua presença impacta positivamente a vida de milhões de brasileiros, oferecendo mais autonomia e rapidez na gestão de recursos e consolidando o papel da Caixa como banco social do país.
Acesso ao Caixa Tem com problemas? Saiba como liberar o aplicativo e acessar o seu saldo
Normalmente, o Caixa Tem é bloqueado quando o usuário excede o limite de saques permitido. Ou ainda quando o banco identifica algum problema. Agora, veja como proceder nessas circunstâncias para solucionar o problema e retomar o uso do aplicativo.
A utilização do Caixa Tem permite ao cidadão utilizar vários serviços, como linhas de crédito e retirada de benefícios. Contudo, alguns usuários podem acabar tendo dificuldades devido ao travamento do aplicativo.
Os usuários do aplicativo podem ter o Caixa Tem bloqueado nas seguintes circunstâncias:
- Irregularidades nos dados cadastrais
- Vários CPFs cadastrados
- Suspeita de fraude
- Quebra dos termos de uso do aplicativo
- CPF cadastrado em muitos celulares
- Realização de transações acima do limite de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês.
Como desbloquear?
O procedimento mudará de acordo com o motivo do bloqueio, entenda mais:
Bloqueio pela ultrapassagem do limite de transações
O desbloqueio é realizado através do aplicativo Caixa Tem, seguindo as instruções fornecidas pela Caixa Econômica Federal.
- Abra o app;
- Selecione a opção “Atualize seu cadastro”;
- Informe seus dados solicitados;
Submeta uma imagem de um documento de identidade com imagem, que pode ser a nova Carteira de Identidade Nacional, além de uma selfie.
Bloqueio por falta de atualização de dados
Neste cenário, o desbloqueio pode ser realizado tanto pelo aplicativo, seguindo as instruções acima, quanto pelos telefones:
- 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas.
- 0800 104 0 104 para as demais regiões do país.
Se você receber uma notificação de bloqueio de celular, a Caixa sugere que se dirija a uma agência do banco.
Como consultar saldo, extrato ou comprovante no Caixa Tem?
- Saldo: Acesse sua conta e clique no ícone de olho localizado no canto superior direito da tela para visualizar o saldo disponível. Se desejar, pode acessar detalhes clicando na seta direcionada para baixo localizada ao lado do saldo.
- Extrato: Entre na sua conta e selecione a opção “Extrato” no menu principal. Lá, você monitora as transações dos últimos 30 dias e tem a capacidade de consultar as transações de meses anteriores. Também é possível visualizar transações programadas através da opção “Futuro”.
- Comprovante: Acesse sua conta e selecione a opção “Consultar comprovantes” no menu principal. Lá, você tem acesso aos comprovantes das transações efetuadas nos últimos 30 dias, bem como nos meses anteriores. Selecione a opção desejada e pressione-a para visualizar o comprovante. Se você recebeu a notificação de que precisa regularizar o acesso, vá até uma agência da CAIXA e apresente seu documento original (RG ou CNH) e seu telefone para fazer a regularização.