Acesso ao Caixa Tem com problemas? Saiba como liberar o aplicativo e acessar o seu saldo

O Caixa Tem é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso de milhões de brasileiros a serviços financeiros e sociais. Lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, ele se tornou essencial para a distribuição de benefícios como o Auxílio Emergencial, Bolsa Família e FGTS.

Entre os benefícios que podem ser recebidos no Caixa Tem estão o Bolsa Família, o Auxílio Brasil, o FGTS emergencial, o Seguro-Desemprego e outros pagamentos de caráter social ou emergencial. Após o depósito, o usuário pode utilizar o saldo para pagamentos de boletos, transferências via PIX, compras com cartão virtual ou até saques sem cartão em caixas eletrônicos.

Além de ser uma ferramenta prática, o Caixa Tem representa um avanço na digitalização do sistema financeiro público. Sua presença impacta positivamente a vida de milhões de brasileiros, oferecendo mais autonomia e rapidez na gestão de recursos e consolidando o papel da Caixa como banco social do país.

Acesso ao Caixa Tem com problemas? Saiba como liberar o aplicativo e acessar o seu saldo. Foto: Reprodução
Acesso ao Caixa Tem com problemas? Saiba como liberar o aplicativo e acessar o seu saldo. Foto: Reprodução

Acesso ao Caixa Tem com problemas? Saiba como liberar o aplicativo e acessar o seu saldo

Normalmente, o Caixa Tem é bloqueado quando o usuário excede o limite de saques permitido. Ou ainda quando o banco identifica algum problema. Agora, veja como proceder nessas circunstâncias para solucionar o problema e retomar o uso do aplicativo.

A utilização do Caixa Tem permite ao cidadão utilizar vários serviços, como linhas de crédito e retirada de benefícios. Contudo, alguns usuários podem acabar tendo dificuldades devido ao travamento do aplicativo.

Os usuários do aplicativo podem ter o Caixa Tem bloqueado nas seguintes circunstâncias:

  • Irregularidades nos dados cadastrais
  • Vários CPFs cadastrados
  • Suspeita de fraude
  • Quebra dos termos de uso do aplicativo
  • CPF cadastrado em muitos celulares
  • Realização de transações acima do limite de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês.

Como desbloquear?

O procedimento mudará de acordo com o motivo do bloqueio, entenda mais:

Bloqueio pela ultrapassagem do limite de transações

O desbloqueio é realizado através do aplicativo Caixa Tem, seguindo as instruções fornecidas pela Caixa Econômica Federal.

  • Abra o app;
  • Selecione a opção “Atualize seu cadastro”;
  • Informe seus dados solicitados;

Submeta uma imagem de um documento de identidade com imagem, que pode ser a nova Carteira de Identidade Nacional, além de uma selfie.

Bloqueio por falta de atualização de dados

Neste cenário, o desbloqueio pode ser realizado tanto pelo aplicativo, seguindo as instruções acima, quanto pelos telefones:

  • 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas.
  • 0800 104 0 104 para as demais regiões do país.

Se você receber uma notificação de bloqueio de celular, a Caixa sugere que se dirija a uma agência do banco.

App Caixa Tem. Foto: Reprodução
App Caixa Tem. Foto: Reprodução

Como consultar saldo, extrato ou comprovante no Caixa Tem?

  • Saldo: Acesse sua conta e clique no ícone de olho localizado no canto superior direito da tela para visualizar o saldo disponível. Se desejar, pode acessar detalhes clicando na seta direcionada para baixo localizada ao lado do saldo.
  • Extrato: Entre na sua conta e selecione a opção “Extrato” no menu principal. Lá, você monitora as transações dos últimos 30 dias e tem a capacidade de consultar as transações de meses anteriores. Também é possível visualizar transações programadas através da opção “Futuro”.
  • Comprovante: Acesse sua conta e selecione a opção “Consultar comprovantes” no menu principal. Lá, você tem acesso aos comprovantes das transações efetuadas nos últimos 30 dias, bem como nos meses anteriores. Selecione a opção desejada e pressione-a para visualizar o comprovante. Se você recebeu a notificação de que precisa regularizar o acesso, vá até uma agência da CAIXA e apresente seu documento original (RG ou CNH) e seu telefone para fazer a regularização.

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

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